Quais fatores levam alguém a desenvolver uma compulsão alimentar?
Fatores genéticos hereditários: ainda estão sendo estudados, o que já foi comprovado é que existe a influência genética.
ESTUDOS JÁ DEMONSTRARAM QUE A OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES EM GÊMEOS IDÊNTICOS É MAIOR DO QUE EM GÊMEOS FRATERNOS.
Fator es Ambientais: Pessoas que convivem em ambientes aonde existe um grande consumo de comida, e aonde as pessoas se utilizam da comida como fator agregador, vão ter uma tendência maior para a compulsão. ex. Familia Italiaana.
Fatores Metabólicos: Segundo algumas pesquisas, certas pessoas apresentariam uma espécie de “defeito” no sistema de saciedade. esse sistema é o responsável pôr pararmos de comer quando nos sentimos satisfeitos. No caso do compulsivo ele só receberia no cérebro esse estimulo para parar de COMER, indicando que o apetite já foi satisfeito, tardiamente. o que faria com que tivesse que comer mais do que as outras pessoas para se sentir satisfeito.
Fatores Culturais: Hoje em dia nossa cultura passa uma imagem de valorização do chamado “corpo magro ideal”, aprendemos que se tivermos o tal “ corpo ideal “ nossa vida será sem problemas, ganharemos o afeto e admiração de todos. Temos que ser magros. ao mesmo tempo existe uma quantidade muito maior de alimentos "engordativos".
Fatores Psicológicos: Os fatores psicológicos representam uma grande influência no aparecimento da compulsão. e na dificuldade de emagrecer.
Tabata Bertocchi